Ontem falei-vos da 7 ªedição do Convidei para Jantar, projecto inicialmente desenvolvido pela Ana do Anasbageri, que nesta edição assenta arrais em “casa” da Vera com o fantástico tema: a Música.

Como vos disse ontem foi tão difícil escolher um grupo musical que decidi fazer uma pequena 2ª participação.

Hoje com o tempo cinzento a espreitar-me pela janela, venho trazer-vos um pouco de luz do outro lado do oceano.  

Não sou apreciadora de Fado, talvez ainda não tenha maturidade suficiente, mas não me agrada a tristeza e saudade, a dor na voz da fadista/o. Em vez disso e como vos disse no post anterior tenho uma ligação emocional forte com um estilo de musica em particular: a Bossa Nova.

A Bossa Nova deriva do samba e com forte influência do jazz, é um movimento da música popular brasileira do final dos ano 50 lançado por João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e jovens cantores e/ou compositores de classe média da zona sul carioca. 

De início, o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba naquela época, ou seja, a uma reformulação estética dentro do moderno samba carioca urbano. Com o passar dos anos, a Bossa Nova tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira, conhecido em todo o mundo, um grande exemplo disso é a música Garota de Ipanema composta em 1962 por Vinícius de Moraes e António Carlos Jobim. (wikipédia).

Não tenho parentes brasileiros, só uma grande amiga que nem sequer é carioca, mas na verdade na minha casa sempre ouve Bossa Nova e talvez por isso este sentimento tão familiar e tão quente em cada acorde.

Por isso não queria de passar esta oportunidade para convidar duas personagens femininas que tem vindo a reinventar e divulgar não só este estilo, mas bem como a música popular brasileira em geral.


Logo decidi convidar para jantar Bebel Gilberto (filha de João Gilberto e sobrinha de Chico Buarque) e Maria Rita (filha da cantora Elis Regina e do pianista César Camargo Mariano).


 


Falamos dos sucessos, da reinvenção da música, das tradições e do crescimento social e económico do seu maravilhoso Brasil. 

Para este jantar, decidi confeccionar um prato outonal, tão diferente da comida carioca. Algo mais português para as minhas ilustres convidadas. 

A conversa fluiu como o Caminho das Águas (Maria Rita) e despedimo-nos Sem Contenção (Bebel Gilberto).

Espero que gostem!



Frango do Campo com Castanhas

Para 4 pessoas
Ingredientes:

-500g de peito de Frango do Campo
-sal
-cominhos em pó
-4 dentes de alho
-1 folha de louro
-0,5 dl de vinho branco
-1 cebola
-3 colheres de sopa de azeite
-400g de castanhas congeladas
-3 tomates pequenos pelados

Modo de preparação:

Parta os peitos de frango em cubos e tempere com sal e cominhos. Junte os alhos partidos em pedaços pequenos e a folha de louro. Regue com o vinho e deixe marinar no mínimo 30minutos.
Aqueça o azeite num tacho largo, junte o frango previamente escorrido da marinada e aloure-o por todos os lados.
Parta a cebola em meias luas finas e junte-as ao frango.
Tape o tacho e deixe suar em lume brando durante 5 minutos. Adicione as castanhas, envolva-as e volte a tapar o tacho. Deixe cozinhar em lume brando durante 10 a 15minutos.
Parta os tomates pelados em pequenos pedaços e junte ao cozinhado. Regue por fim com o líquido resultante da marinada e rectifique os temperos. Deixe cozinhar tapado mais uns 20 minutos.
Pode acompanhar com uma salada, nos acompanhamos com um arroz basmati.

Bom apetite!



Foi no blog da Vera  que dei de caras com a 7ªedição do Convideipara Jantar, projecto desenvolvido pela Ana do Anasbageri, em que já tinha participado em edições anteriores.

Ora tendo a Vera como anfitriã, o tema desta edição só poderia ser mesmo: a Música.

A Vera no seu blog diz que a música faz parte do seu dia-a-dia, tão naturalmente como comer ou respirar. As palavras da Vera poderiam ter saído da minha boca. Aqui em casa não há jantar que não tenha banda sonora de fundo. 

A dock do ipod passa a vida a ser transportada de divisão em divisão.
Mas se o objectivo era convidar um intérprete ou grupo musical para jantar… que tarefa Herculiana se revelou …porque como fazer para escolher um? 

O leque de música aqui de casa é tão ecléctico que também isso dificulta imenso a escolha. Confesso que tenha uma ligação emocional muito grande a Bossa Nova e ao Tango…mas decidi fazer um regresso à adolescência, a uma banda que descobri com 13 anos e que quase 18 anos depois , ainda continuo a ouvir com a mesma atenção.

Identifico-me não só com a música mas com algumas posições artísticas… e foi assim que decidi telefonar para Oxford e convidar Thom Yorke e a sua trupe para um jantarzito.
Teria que ser obrigatoriamente vegetariano, já que o Tom York e penso que Ed O’Brien são fã desse regime alimentar.


 E assim as 19h abrimos as hostilidades com um Creme de Cenoura e batata-doce, porque as noites começam a arrefecer…falamos de uma carreira longa recheada de sucessos como Fake Plastic Trees, Karma Police,Paranoid Android, Just entre tantos.



Continuamos a refeição com uma fatia de Tarte de Tomate Cereja e Queijo Chévre e a conversa continuou com assuntos da actualidade e opiniões sobre desenvolvimento sustentável.

 
Por fim, foi obrigada a revelar que apesar de ser uma grande fã, a versão da sua música que agora mais ouvimos aqui por casa é mesmo esta… 



Espero que tenham gostado !




Creme de Cenoura e batata-doce:

Para 4 pessoas:

-1 cebola
-5 cenouras médias
-3 batatas-doces
-3 colheres de sopa de azeite
-1,5l de água a ferver
-sal

Modo de preparação:

Corte a cebola em quartos e refogue com o azeite durante 5 minutos.
Adicione as batatas-doces e as cenouras e deixe refogar mais 5 minutos.
Adicione a água a ferver (eu costumo usar a chaleira eléctrica) e deixe cozer os legumes.
Quando estiver tudo bem cozido é só passar a varinha mágica. Pode e deve decorar com umas folhas de hortelã (eu não tinha).


Tarte de Tomate Cereja e Queijo Chévre:

Para 4 pessoas:
- 1 base de massa quebrada de compra
-6 a 8 tomates cerejas
-3 ovos
-1 pacote de natas de soja (250ml)
-50g de Queijo Chévre
- orégãos 

Modo de preparação:
Estenda a massa quebrada numa tarteira forrada com papel vegetal. Pique o fundo da massa com um garfo e reserve.
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Bata os ovos com as natas de soja e verta sobre a base.
Fatie os tomates e o queijo e rodelas e disponha sobre a base e o preparado dos ovos e natas.
Polvilhe com orégãos e leve ao forno pré- aquecido durante 20minutos ou até ficar com um aspecto dourado. 

E Bom apetite!