Mais um jantar e um bilhete de Ida

Leave a Comment
Conhecem a sensação de estar tanto tempo a espera daquela pausa, daquele período de descanso que quando chega parece que se some por entre as nossas mãos?...O fim de semana foi assim,passou a voar e foi tão preenchido, que apesar de tudo houve coisas que ficaram por fazer...no entanto houve tempo para mais um jantar de sábado! E que melhor motivo para um jantar do que planear uma escapadela...sair do caos do dia-a-dia, ver novos cenários e personagens, novos aromas e sabores...mal posso esperar.

Aqui fica a ementa do planeamento : Macarrão com salsicha,pimento e tomate com molho cremoso de ricotta (que desde que o descobri no Entre Pratos e Travessas tem feito sucesso cá em casa), e para a sobremesa uma Sanduíche Victoria com Morangos Frescos adaptada do livro Bolos para a Família de Sarah Randell, presente de Natal da minha Mummy...espero que gostem!




























Para o Macarrão :
( a única adaptação que fiz do original foi remover o chili e usar salsicha fresca picante)
Podem consultar o original aqui .

Ingredientes:
500 g de macarrão
250 g de salsichas de churrasco picante cortadas em pedaços pequenos
2 pimentos vermelhos cortados em pedaços pequenos
1 lata de tomate em pedaços
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de oregãos secos
Sal a gosto
Pimenta preta acabada de moer a gosto
Mozzarella ralado

Molho cremoso de ricotta:
200 g de ricotta (1 embalagem)
100 g de manteiga
50 g de farinha
3 dl de leite
sal a gosto


Parta em pequenos pedaços as salsichas e os pimentos.
Num tacho aqueça o azeite e refogue a cebola até ficar alourada. Junte os alhos e as salsichas e os pimentos já partidos pequenos e refogue por 5 minutos. Junte o tomate e os oregãos, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando.
Coza o macarrão em bastante água temperada com sal até ficar tenro. Escorra e passe por água fria. Misture o macarrão com o molho de salsicha, envolvendo muito bem.
Para o molho leve a manteiga a derreter num tacho, junte a farinha e mexa com uma vara de arames. Junte o ricotta e mexa bem. A mistura vai ficar bem espessa mas é mesmo suposto.  Por fim junte o leite aos poucos, mexendo sempre de preferência com uma vara de arames, até ficar com um molho não muito espesso, se achar necessário junte um pouco mais de leite.
Pré-aqueça o forno a 200º,e unte uma travessa de forno com azeite, coloque a massa dentro e cubra com o molho. Por cima espalhe um pouco de mozzarella a gosto.
Leve ao forno até ficar dourado, 15 a 20 minutos.


Para a Sanduíche Victoria :
(Usei uma forma de mola de 20cm)

Ingredientes:

200g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
200g de açúcar
4 ovos grandes levemente batidos
1 colher de chá de essência de baunilha
200g de farinha para bolos peneirada
2 colheres de chá de fermento em pó
1pitada de sal
Açúcar em pó para polvilhar

Recheio
250g de morangos maduros
1 pacote de natas para montar em Chantilly (devem ter um teor de gordura superior a 38%, com as light não vamos lá)
50gr + 2colheres de açúcar em pó
Casca ralada de 1 limão pequeno

Pré- aqueça o forno a 180ºC.
Coloque a manteiga e o açúcar numa taça e bata com a batedeira durante 3 a 4minutos ou até obter uma pasta fofa e esbranquiçada. A pouco e pouco, acrescente os ovos já batidos, sem parar a batedeira, seguidos da essência de baunilha, da farinha, do fermento e do sal. Misturar tudo até os ingredientes ficarem bem incorporados.
Coloque a massa na forma já preparada (a base forrada com papel vegetal e untada com óleo em spray espiga) e espalhe uniformemente com a ajuda de uma espátula ou mesmo as costas de uma colher.
Leve ao forno previamente aquecido durante 30m ou até a massa ter crescido e alourado.
Deixe arrefecer na forma durante 30m e depois desenforme em cima de uma armação de arame e retire a base de papel vegetal. Deixe arrefecer por completo e só depois com uma faca de serra divida o bolo em duas partes.

Para preparar o recheio, lave e limpe os morangos e corte-os em fatias finas no sentido da altura; em seguida, numa tigela misture-os com as 2 colheres de açúcar em pó e a totalidade da raspa do limão e deixe a macerar 30m.

Noutra tigela bata as natas em chantilly
Antes de bater as natas, guarde-as no congelador durante 20 minutos, e guarde também no congelador as vara da máquina e a tigela onde for bater as natas.
Bata as natas com açúcar em pó. (50grs de açúcar em pó por cada 2,5dl de natas )
Pode também adicionar umas gotinhas de limão para tornar as natas mais firmes ou usar um fixador (à venda nos supermercados.

Para rechear, colocar a parte inferior do bolo num prato de servir e barrar a com chantilly. Dispor os morangos por cima do recheio. Sobrepor com a parte superior do bolo e polvilhar com açúcar em pó e Voilá!


0 comentários:

Enviar um comentário