Era uma vez...um Parabéns a você!

3 comments
Foi através do blog da Mariana Receitas para a Felicidade que descobri o blog O Bolo da Tia Rosa (porque isto da blogosfera é mesmo assim) e o desafio lançado para festejar o seu 1º aniversário, cujo tema era o Arroz.
Ora numa semana que era suposto ser de comemorações mas foi apenas de desilusões e sabor azedo, achei que o melhor remédio era mesmo tentar contribuir para a festa de aniversário do blog da Mané com um docinho e uma história!



























Era uma vez uma menina que gostava de fazer doces, sobretudo gostava de partilhar doces momentos...

Em muitos blogs oiço falar em sabores e cheiros que remontam a memórias de infância, para ser franca quando procuro na minhas recordações infantis não encontro nenhuma recordação de um bolo ou de um doce especial, isto apesar da minha mãe e da minha avó paterna serem cozinheiras exímias, não eram especialmente dadas aos sabores mais docinhos.

Aliás a minha Mummy até os doces de coco consegue por moreninhos e secos, ehehe,  por isso quando comecei a experimentar a cozinha via sobremesas toda a gente achou estranhamente agradável.
Inicialmente a minha mãe detestava a tralha que eu usava para fazer qualquer coisa, mas depois foi vencida pelo sabor e o cheiro de um bolo quente.
A minha avó, cujas rabanadas e aletria são inigualáveis foi imediatamente conquistada pelo bolinho de chocolate.
E foi assim que a menina dos doces cresceu, e hoje quando há uma festa lá em casa, é dela que esperam que surja aquele bolo, tarte ou algo que suavize o gosto.

Às vezes estes achados são apetitosos, outras vezes verdadeiros desastres culinários, mas de sorriso em sorriso, de desabafo em desabafo, de lamúria em lamúria, de gargalhada em gargalha, vamos armazenando novas memórias, cheiros e sabores!

Parabéns Mané,muitas felicidades e muitos anos de vida ao Bolo da Tia Rosa!

Hoje deixo-vos uma Tarte bem docinha que descobri no Kanela y Limon e que alegra até a personagem mais deprimida.
Espero que gostem.

Tarte de Arroz doce e Morangos
Adaptado do Kanela y Limon

Ingredientes:
(usei uma Forma de mola de 18cm, para uma de 23cm é só dobrar a quantidade dos ingredientes)


- 380g de arroz doce (eu usei a maquina de fazer pão * para fazer o arroz doce, mas podem fazer de modo tradicional)
- 50ml leite
- 2 folhas de gelatina
- 200ml de nata

- 125g de bolachas Maria Choc
- 60g de manteiga derretida
-250g de morangos
-25g de açúcar em pó

Triture as bolachas e misture-as com a manteiga derretida até formar uma pasta.
Coloque a mistura numa forma de mola com cerca de18cm de diâmetro pressionando bem e alisando com ajuda de uma colher. Leve ao frigorífico enquanto prepara o recheio.

Hidrate as folhas de gelatina em água fria durante 10minutos e depois de escorridas dissolva-as no leite quente.
Incorpore suavemente a mistura do leite e gelatina com o arroz doce.
Adicione as natas em 3 vezes com movimentos suaves e envolventes.
Coloque o recheio na forma com a base de bolachas e leve ao frigorífico para solidificar (no mínimo 4 horas).

 Corte os morangos no sentido da altura e misture com o açúcar em pó, deixe a marinar 30minutos.
Antes de servir decore com os morangos e já está.
Bom Apetite!

 * Para fazer arroz doce na Mfp


-500ml de leite
-90g de arroz carolino
- 2 tiras de casca de limão
- 1 pau de canela
- 50g de açúcar
- 25g de manteiga derretida
- 1/2 colher de sobremesa de canela em pó

Ferva o leite com o pau de canela e as 2 tiras de casca de limão.
Coloque o arroz na cuba da máquina
Quando o leite ferver adicione ao arroz (retirando as cascas de limão e o pau de canela) e selecione o programa de compotas que tem a duração de 1hora e 20m.
Quando faltar 30minutos para o fim do programa adicione a manteiga derretida, o açúcar e a canela e deixe terminar o programa. E arrozinho doce prontinho.



3 comentários:

  1. Que maravilha nunca tinha pensado em fazer arroz na MFP, a minha festa ficou bem mais rica com a partilha da tua vivência e o teu arrozinho.
    MUITO OBRIGADAAA
    Beijinho (gostei que me tivesses descobertp e gostei de te descobrir)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste e obrigada pela visita :)! bjitos

      Eliminar
  2. Arroz é uma dádiva, é mesmo uma Festa!

    Chegou o dia do primeiro aniversário e à mesa estamos 33... perdão, corrijo, estamos 34, com a minha prima Margarida que trouxe o ingrediente para fazermos toda esta!

    E, decerto que não nos importamos de partilhar com cada um que nos visite!

    Se alguma dúvida havia sobre a festividade que o arroz encerra ela ficou completamente dissipada com esta festa. Ver chegar cada uma das participações foi também uma confirmação de dádiva, que agradeço com um rasgado sorriso.

    Obrigada, nunca é demais repetir, por partilharem as vossas histórias, por trazerem o vosso arroz e estarem aqui comigo.

    Não tenho a noção de quando tempo teremos estes momentos de partilha, não estou inquieta com isso, mas quero que saibam que o balanço deste ano inesperado aqueceu-me o coração e fez-me sentir grata por cada um de vós.

    A ordem que aqui colocarei as participações será a ordem de chegada, creio não me estar a esquecer de ninguém - sintam-se completamente à vontade para o referirem , se tal lapso acontecer.

    E, por favor sirvam-se… partilhem e saboreiem cada momento neste momento.

    A festa é nossa!

    Vamos, está quase na meia noite, vamos lá saborear todas estas iguarias!

    http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2012/04/arroz-e-uma-dadiva-e-mesmo-uma-festa.html

    ResponderEliminar